"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

05 outubro 2011

O Fundamento da Filosofia Cristã na visão Calvinista















Por Ricardo Castro

Sicut scriptum est... 

“Ninguém possui coisa alguma, em seus próprios recursos, que o faça superior; portanto, quem quer que se ponha num nível mais elevado não passa de imbecil e impertinente. A genuína base da humildade cristã consiste, de um lado, em não ser presumido, porque sabemos que nada possuímos de bom em nós mesmos; e, de outro, se Deus implantou algum bem em nós, que o mesmo seja, por esta razão, totalmente debitado à conta da divina graça.” – Calvino

Calvino muito se agradava da sentença de Crisóstomo: “O fundamento da nossa filosofia é a humildade”. E, mais ainda, a sentença de Agostinho: “Como Demóstenes, o orador grego, sendo interrogado sobre qual seria o primeiro preceito da eloquência, respondeu que é a pronúncia, e, sendo interrogado sobre a segunda, respondeu a mesma coisa, como também sobe a terceira, assim também, se me perguntares quais os preceitos da religião cristã, eu te responderei: o primeiro, o segundo e o terceiro, é a humildade”.

Mas, qual é a verdadeira humildade? A ideia de Agostinho é que, a verdadeira humildade consiste no homem conhecer de tal maneira a verdade que só encontra refúgio em humilhar-se diante de Deus. Ele, Agostinho, chega a usar sentenças fortes: “Que ninguém se gabe de si mesmo, pois cada um é diabo; todo o bem que existe é de Deus. Porque, que tens tu de ti mesmo, senão pecado? Se queres ficar com algo que seja teu, fica com o pecado, porque a justiça é de Deus”.

Para Calvino, a nossa humildade é a exaltação de Deus e, a confissão da nossa humildade traz consigo a misericórdia divina, como remédio. Não que o homem deva renunciar a seus direitos diante de Deus, ou mudar o seu pensamento e não reconhecer a sua virtude, se é que ele tem alguma, para reduzir-se à humildade e nada mais. O desejo de Calvino é que o homem, desfazendo-se de todo o estulto amor a si próprio, e da auto-exaltação e da ambição, cegado que fora pelo apego a essas coisas, contemple-se no espelho das Escrituras. Mas, dizer que a inteligência humana é tão cega que não lhe resta nenhum conhecimento quanto às coisas do mundo seria contrário, não somente à Palavra de Deus, mas também à experiência comum. Há no espírito humano certo desejo de pesquisar a verdade, não tanto por propensão, mas principalmente por uma questão de gosto. Esse desejo, no entanto, antes mesmo de entrar em ação, mostra o seu defeito e cai na vaidade. Isso porque o entendimento humano, em sua rudeza, não pode ter o correto desejo de buscar a verdade, mas se perde em diversos erros. Salomão, em seu Eclesiastes, narra todas as coisas das quais os homens gostam e nas quais se julgam muito sábios, e, por fim as declara vãs e frívolas. Certo é que o trabalho do entendimento humano não é inútil, principalmente quando se volta para as coisas inferiores. Assim, também não é tão tolo que não tenha gosto, ainda que pequeno, pelas coisas superiores, se bem que se aplica negligentemente a buscá-las.

Para que o homem possa compreender melhor até que nível pode elevar-se nalgum tipo de conhecimento, Calvino considera que devemos fazer a seguinte distinção: o entendimento das coisas terrenas é um, e o das coisas celestes é outro. Para ele, terrenas são as coisas que não chegam a tocar em Deus e em seu reino, nem na verdadeira justiça e na imortalidade da vida futura, mas estão ligadas à vida presente e quase encerradas sob os limites desta: a doutrina política, a maneira de governar bem a casa, as artes mecânicas, a filosofia e todas as disciplinas chamadas liberais. Já as coisas celestes são, para ele, Calvino, as coisas que constituem a norma e a razão da verdadeira justiça e os mistérios do reino celestial: o conhecimento de Deus e da sua vontade, e as normas pelas quais o homem pode conformar a sua vida à vontade de Deus. Quanto ao gênero terreno, Calvino chama a atenção para o fato de que o homem, sendo por natureza amigo de companhia, é também inclinado, por um afeto natural, a ter e manter sociedade. Assim, conclui Calvino, há algumas noções gerais de honestidade e de ordem civil impressas no entendimento de todos os homens. E, isso nos mostra que há uma apercepção universal da razão impressa naturalmente em todos os homens; e, não obstante, isso é tão universal que cada pessoa, por si mesma, por sua inteligência, deve reconhecer uma graça especial de Deus. A esse reconhecimento Deus nos exorta o bastante, produzindo loucos e insensatos, pelos quais ele mostra, como num espelho, qual seria a qualidade da alma humana, se não fosse esclarecida por sua luz. E, Deus dá essa luz naturalmente a todos como um benefício gratuito da sua generosidade para com cada um dos seres humanos. Do mesmo modo podemos ver que a invenção das artes, a maneira de ensiná-las, a ordem doutrinária, o conhecimento singular e a excelência deste, são coisas comuns a bons e maus, e, por consequência podemos reputá-las como graças naturais. Calvino, novamente então conclui que, quando vemos em escritores pagãos essa admirável luz da verdade que transparece em suas obras, devemos estar advertidos de que a natureza do homem, conquanto havendo perdido sua integridade e se tornado grandemente corrupta, não deixa, entretanto, de ser ornada por muitos dons de Deus. Se reconhecermos o Espírito de Deus como a única fonte da verdade, não lutaremos contra a verdade onde quer que ela apareça; caso contrário, estaremos ofendendo o Espírito de Deus. Assim, não devemos considerar coisa alguma como excelente e louvável sem reconhecer que procede de Deus – de outro modo, seria uma grande ingratidão nossa, sendo que até mesmo os poetas pagãos confessaram que a Filosofia, as Leis, a Medicina e outras doutrinas são dons de Deus.

Todavia, Calvino nos alerta para não pensarmos que o homem é muito feliz por concedermos a ele o grande poder de entender as coisas inferiores e existentes neste mundo corruptível, pois, a faculdade de entendimento, e a de inteligência que se lhe segue, é coisa frívola e sem nenhuma importância perante Deus, quando lhe falta o firme fundamento da verdade.

“As graças ultranaturais dadas ao homem desde o princípio lhe são dadas após a sua queda em pecado, e assim também as graças naturais que nele subsistem foram corrompidas; não que tenham sido ou possam ter sido contaminadas quando e como procederam de Deus, pois foram entregues puras ao homem, sendo que depois ele se corrompeu. Por isso não se atribui ao homem nenhum louvor.” – Agostinho de Hipona (Frase aprovada pelo Mestre das Sentenças, Petrus Lombardus, mesmo que sob constrangimento.)

Relembrando o título desse artigo, aqui finalizo:

O FUNDAMENTO DA FILOSOFIA CRISTÃ, NA VISÃO CALVINISTA, É A HUMILDADE.

Sicut scriptum est... 

Bibliografia utilizadas na construção deste artigo:

- As Institutas, volume 1 (João Calvino – Editora Cultura Cristã)
(Há, no artigo acima, várias compilações da obra acima, não havendo indicação por aspas ou referências, a todas elas. Minha intenção é incitar o leitor a pesquisar nessa obra e, assim lê-la.)

Nenhum comentário: