"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

12 agosto 2011

Sola Omni Scripturae!

















Por Esli Soares

Jesus era tão revolucionário, tão polêmico, tão inovador, tão despreocupado com tradições, legalismo ou costumes que a única razão para ele não ter comissionado mulheres para serem apóstolas, é o simples fato de não querer mulheres na liderança da Sua Igreja. Daí estou absolutamente certo que ainda hoje ele não o quer (afinal seria estranho  pra dizer o mínimo  um Deus imutável mudar de opinião). Por isso sou contra a ordenação de mulheres como pastoras, líderes, apóstolas ou episcopesas (para quem não sabe, a forma correta de dizer "bispa").

Você pode achar isso um modo muito pequeno de enxergar o cristianismo e dizer: nós temos que nos adequar aos novos tempos; ou, pode simplesmente  não se preocupar com "coisas secundárias": a muitos para evangelizar; não tenho tempo para teologia! Tudo bem, fique a vontade, você é livre! Eu ao contrário sou escravo e mesmo estando consciente da minha incapacidade de seguir o Caminho, eu luto para conseguir. 

Não digo isso apenas da ordenação feminina, mas essa questão simples (e até desimportante – sim, diretamente pouca diferença faz um pastor de uma pastora; mulheres são até mais capacitadas, são sensíveis) expõe a mudança na perspectiva da autoridade de Cristo e de sua Palavra. É como dizia um de meus professores no seminário: você tem coragem de possuir uma Bíblia? Bom, mas você tem coragem ser possuído pela Bíblia? 

O fato é: ou estamos dispostos a desistir das coisas (direitos, vontades, interpretações, adaptações, manias, revelações, relativizações e etc.) que não se sustentam (e por vezes contrariam a...) na Palavra ou em nada nos distinguiremos dos desobedientes (que por fim irão para o inferno)! Ou procuramos nos encaixar nos padrões divinos (qualquer que seja: casamento indissolúvel; heterossexualidade; honestidade nas relações comerciais; amor ao próximo; enfim, fugindo das obras da carne tais como a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas), sem tentar justificar a nossa incompetência em viver de acordo com a sublimidade do nosso chamado ou somos daquele tipo que engana a si mesmo. Isso é, os que não têm a presença (constante) santificadora do Espírito Santo, marca inexorável dos que são dEle.

Defina-se! O tempo acabou.

Nenhum comentário: