"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

04 abril 2011

Série Trindade: Parte II


TRINDADE: OS FUNDAMENTOS BÍBLICOS DO CREDO NICENO

Por Igor Miguel

Neste segundo texto da série sobre a Trindade, tentarei explicar em linguagem mais acessível possível, como a famosa confissão de fé cristã, conhecida como Credo Niceno, ou mais tarde, Credo Niceno-Constantinopolitano, se tornou uma das maiores heranças legadas à geração posterior de cristãos.

De início, sei que nosso país é tomado poruma perspectiva que insiste em uma fé cristã desapegada de sua tradição histórica,principalmente em círculos evangélicos ou sectários. Coloco na lista: restauracionistas, judaizantes, primitivistas, anabatistas e adeptos, de uma versão de fé apostólica, sem qualquer historicidade ou qualquer vínculo com o que Deus fez durante a história.

Desde já, assevero que a negação deste legado pode ser resultado de um sentimento orgulhoso, com intenções modernas, mais do que primitivas. Não dá para abrir concessões quanto a sacralidade e o esforço dos pioneiros da fé cristã em manter de maneira clara o que a Bíblia diz sobre quem Deus é e como Ele atua para salvar os homens.

CONTINUE LENDO...

Nenhum comentário: