"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

26 fevereiro 2011

A luta contra o vazio



Por Pr. Luiz Fernando Ramos de Sousa

"Respondeu-lhes pois Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna". Jo. 6:68.

A luta do homem moderno é para preencher o grande vazio existencial. A busca porentretenimento, por conhecimento da vida de pessoas famosas (fofocas), por curiosidades e fórmulas artificiais, realça este vazio. Meios artificiais são criados pelas mídias televisivas para prender a atenção dos assistentes. Se observamos seus conteúdos, veremos que são inversões totais de valores. A moralidade é desprezada, a gentileza banida, a cultura depreciada etc. premiando-se a estupidez, a força física (estética) e a hediondez. Este vazio aumenta quando a sociedade se alimenta destas coisas. Vemos a perpetuação da maior mostra de vazio existencial, BBB. Milhões de lares são expostos e afetados pelo conteúdo deste vileza. Nossos filhos são expostos a comportamentos bizarros, anticulturais, anti-sociais e mesmo imorais. Aprendem os modos mais perversos de comportar em relação ao sexo, absorvem comportamentos imaturos e erráticos em relação ao enfrentamento das crises da vida e tomam para si como padrões vivenciais a mentira, o engano, a traição e a competição desonesta. Eles ainda colherão os frutos destes momentos em suas vidas futuramente. Realmente é uma inversão de valores.

O pior é que milhares de cristãos se posicionam a favor desta vileza usando a desculpa que aprendem como o mundo está perdido. Na realidade, escondem também seus vazios existenciais. Com certeza, após esta falácia do BBB, milhões de lares ficaram mais pobres. O diálogo em família é substituído pela imbbbecilidade do BBB. As brincadeiras em família são desprezadas em detrimento do BBB. A oração familiar e individual morre nestes dias. Enfim, todos perdem muito por tão pouco.

Santo Agostinho orou assim: "Senhor tu nos criaste para Ti e só alcançaremos descanso em ti". O mesmo Agostinho disse: "Existe um vazio no homem que é do tamanho exato de Deus". Deus disse através do profeta Jeremias: "Porque o meu povo fez duas maldades: A mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas". Jer. 2:13

Enquanto o homem não voltar para Deus, fonte de vida, encontrar-se-á lutando contra seu vazio existencial. Enquanto Cristo não for entronizado nos corações, o homem terá fome e sede pelo transcendente e nada o satisfará.

Como você está? Cheio da melancolia do BBB? Com raiva porque quem saiu era seu candidato? Ou frustrado consigo mesmo por perceber que tudo não passa de ilusão?

Somente o Senhor Jesus Cristo pode trazer significado para a vida.

Soli Deo Gloria

Nota: Texto disponível originalmente em "Ministério Força para Viver"

Um comentário:

Jorge Fernandes Isah disse...

Postei o seguinte comentário no blog do pr. Luiz Fernando Ramos:
"Pr. Luiz Fernando,

O que mais me choca não é somente a questão do BBB, das novelas, dos programas de auditório, do Carnaval, etc, mas a que ponto os cristãos chegaram em seu estado de ignorância [desconhecimento de Deus e da Escritura] que nem reconhecem a própria degradação, e como descem tão fundo ao abismo moral, alimentando-o com suas vidas rasas.
A audiência que se dá a essas "diversões" são consequência do que o coração está cheio. Foi o que o Senhor Jesus disse [Mt 12.35; 15.18-19]. Por isso, exortá-los a desligar a tv não terá nenhum efeito prático, pois o mal está tão entranhado em suas mentes que não sabem distinguir entre o certo e o errado, ao ponto de confundi-los como sendo a mesma coisa. São os mesmos que o profeta Isaías condenou: "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo! Ai dos que são sábios a seus próprios olhos, e prudentes diante de si mesmos!...Por isso, como a língua de fogo consome a palha, e o restolho se desfaz pela chama, assim será a sua raiz como podridão, e a sua flor se esvaecerá como pó; porquanto rejeitaram a lei do Senhor dos Exércitos, e desprezaram a palavra do Santo de Israel" [Is 5.21, 21, 24].
Grande abraço, meu irmão!
Cristo o abençoe!"