"A Verdade não precisa de defesa; por si mesma ela se defende. A Verdade precisa ser proclamada!"

25 novembro 2008

REVELAÇÃO SUPERFICIAL

Por Natan Oliveira


Hoje em dia existe certamente uma fome das pessoas pelo que é sagrado, pelo que é santo, pelo que é místico.

De uma forma que eu não consigo ainda explicar, Deus “permite” que assim seja. Muitas pessoas são alcançadas pelo Evangelho com uma pregação superficial da revelação divina.

Mas das minhas andanças e conversas com as pessoas, penso que algumas delas, se não a maioria, todas autonominadas como cristãos, caso lhes fosse revelado pelo Senhor um pouquinho mais do que Ele é, e estas pessoas o rejeitariam totalmente a ponto de odiá-lo até.

Vamos testar pela escritura até onde você se enquadra neste tipo de crente nominal, que diante da revelação total de Deus, rapidamente deixará de amá-lo.

“O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.” (Provérbios 16.4). Duras palavras não é mesmo. Então você ama um Deus que cria algumas pessoas para serem ímpias e para serem condenadas por esta impiedade que Ele mesmo criou para elas? Vai odiar a Deus?

“Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.” (Provérbios 16.9). Certamente que você deu passos em falso. Verdadeiras bobagens já foram feitas por você, que tem vergonha até de lembrá-las. Você aceita que até elas, estes pecados dos quais você se envergonha, tenham sido determinados pelo Senhor? Vai odiar a Deus?

“Todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.” (Salmos 139.16). Você certamente já teve dias maus, dias ruins, continua amando a Deus sabendo que todas estas coisas ruins que aconteceram na sua vida foram determinadas antes que você nascesse? Vai odiar a Deus?

“O coração do rei é como um rio controlado pelo Senhor; ele o dirige para onde quer.” (Provérbios 21.1). Onde é que ficou o suposto livre-arbítrio do coração do rei? Quem o dirige, o tal do livre-arbítrio do rei, não é o Senhor? Então o rei não tem livre-arbítrio! O Senhor arbitra. Você consegue amar um Deus que coloca escolhas no coração dos homens, inclusive no teu? Vai odiar a Deus?

“Todos os povos da terra são como nada diante dEle. Ele age como lhe agrada com o exércitos dos céus e com os habitantes da terra. Ninguém é capaz de resistir à sua mão ou dizer-lhe: ‘O que fizeste?’” (Daniel 4.35). Você já cantou aquele corinho que diz “... quero que valorizes o que tem, você é um ser, você é alguém, tão importante para Deus... ?”, já cantou este corinho? Que tal cantar um outro impopular, que nem existe que diria que você e mais todos os povos da terra não são nada diante de Deus? Você consegue amar este Deus? Vai odiar a Deus?

Duras palavras.

Eu poderia ir discorrendo pela Bíblia toda, e livro por livro mostrar a você que é possível que você nem conheça de fato o Deus que você adora. Se é que você adora o verdadeiro Deus? Se é que você não adora na realidade uma imaginação falsa de Deus, portanto se é que você não é um idólatra?

E Deus odeia a idolatria.

Vai parar de ler?

Ou vai tremer diante deste Deus TODO PODEROSO, que se revela nas escrituras, e HUMILHADO vai adorá-lo.

Agora você entende porque é impossível crer no verdadeiro Evangelho se você não for movido por Deus para isto?

É isto mesmo, o Evangelho é uma loucura total. Impossível aceitar tais palavras, das quais alguns textos eu citei acima, se não for pelo poder do Espírito Santo.Se você não crê nos textos acima, creia pelo menos nas palavras de Jesus que disse: “... É por isso que eu lhes disse que ninguém pode vir a mim, a não ser que isto lhe seja dado pelo Pai.” (João 6.66)

Você acha que crê pela escolha do teu livre arbítrio? Você não acabou de ler que Jesus mesmo diz que você só crê por que esta capacidade lhe foi dada?

E que dizer de Jesus, nosso Senhor, quando diz “A vós vos é dado saber os mistérios do reino de Deus, mas aos que estão de fora, todas estas coisas se dizem por parábolas. Para que, vendo, vejam, e não percebam; e, ouvindo, ouçam, e não entendam; para que não se convertam, e lhes seja perdoados os pecados” (Marcos 4.11-12).

Será isto mesmo? Leia novamente o parágrafo acima!Jesus está dizendo que falava por parábolas para que eles não entendessem mesmo? Jesus só explica as parábolas para os seus, mas para os outros fala difícil para que continuem sem entender e sem se converter?

Estou ficando louco? Me digam vocês? Vocês conseguem amar este Deus? Você vai odiar a Deus?Eu tremo todo diante deste Deus.Eu choro diante da Sua Presença, só de lembrar que dentre milhões de pecadores, e eu igualzinho a eles ou pior, e assim mesmo Ele me escolheu salvar.

Você pode até odiar este Deus, mas eu amo, e vou amá-lo eternamente pois Ele, este tremendo Deus, me escolheu não para a ira, mas para a salvação. Louvado seja Deus, pois não me falou por parábolas, mas se revelou a mim pelo seu Espírito Santo.

Como você reagirá?

Existe dois caminhos, pode dizer como já disseram:“Muitos, pois, dos seus discípulos, ouvindo isto, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir?” (João 6.60)

Ou ainda reagir assim:“Desde então muitos dos seus discípulos tornaram para trás, e já não andavam com ele.” (João 6.66)

Ou poderá reagir assim, que é de fato o meu desejo e a minha oração:“Senhor, salva-me...” (Mateus 14.30)

Chega de Evangelho superficial, aproxime-se de Deus, estude a Palavra que nos foi revelada, aproxime-se de Deus com temor, e creia Nele.

Mas não se glorie, se você crer, na realidade isto mostrará que quem operou este crer em você foi Ele mesmo.

Do contrário, caso você tenha chegado ao fim deste texto, certamente dirá com os seus pensamentos que eu fiquei louco.

“Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.” (1 Coríntios 1.18).

Fonte: Reflexões Reformadas

O texto original pode ser acessado em http://oliveira-reflexoes-reformadas.blogspot.com/2007/11/reflexo-revelao-superficial.html